Sendo assim, é um exame de grande utilidade para o seu médico, pois o auxilia no diagnóstico de Hipertensão Arterial e seus diagnósticos diferenciais, tais como hipertensão do avental branco, mascarada, episódica ou resistente ao tratamento, além do acompanhamento do tratamento e avaliação de sintomas relacionados à hipotensão.
HOLTER 24H é um exame cardiológico desenvolvido para monitorar a atividade elétrica do coração de forma contínua por um período de 24h. O nome veio de Norman Holter que, em 1949, transmitiu a uma distância de 15 metros um sinal de Eletrocardiograma, usando um equipamento levado pelo paciente em uma mochila, que pesava cerca de 40 quilos.
Atualmente, trata-se de um mini-gravador digital preso à cintura e conectado ao tórax do paciente por meio de fios e eletrodos durante 24h, período no qual o paciente é estimulado a ter um dia normal na sua vida, podendo trabalhar, andar, correr, dormir, estressar-se no trânsito, discutir calorosamente e por que não amar um pouquinho.
Sua indicação é ampla e irrestrita, pois não há contra-indicações à sua realização. Auxilia seu médico na avaliação de sintomas, tais como: palpitações (“batedeira no peito”), arritmias, episódios de desmaios, acompanhamento pós-cirurgia, angioplastia ou infarto, além de auxiliar no acompanhamento de pacientes que já possuem marca-passo ou cardio-desfibriladores implantáveis (CDI), cujos ajustes e programações são baseados nas informações fornecidas pelo Holter.
Como afirmou o Dr. Fábio Sândoli de Brito, durante o XXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, “Um dos mais completos e modernos exames cardiológicos é o Holter 24 horas, um espião do coração que detecta alterações e reações que outros métodos não percebem”
Faça sua avaliação médica periodicamente e, se necessário for, venha “espionar” seu coração conosco!